Sexta-feira e cá estou mais uma vez pra escrever o Diário de Pele. Confesso que é um dos posts que mais gosto de fazer, viu? Faço com calma e todo amor do mundo.

Nos últimos posts, falei sobre a busca pela causa da minha acne e finalmente a indicação para o tratamento com Isotretinoína, ou o chamado Roacutan. Hoje contarei sobre como era o meu dia-a-dia, quanto custava usar esse medicamento e etc.

Como já falei aqui, eu era muito ciente da situação que eu estava me metendo e dos possíveis efeitos colaterais. Minha mãe me deu o maior apoio, pois assim como eu, ela não aguentava mais tentar mil tratamentos e os resultados não aparecerem (como eu era menor de idade, a aprovação dela era essencial, né?).

Bom, em junho de 2011 comecei a tomá-lo: a ideia era começar com uma dosagem fraca e ir aumentando aos poucos, para que os efeitos não fossem tão fortes. Minha prescrição para o primeiro mês era 1 comprimido de 20mg por dia, após o almoço ou a janta. Pra quem não sabe, o Roacutan é vendido em duas formas, 20mg e 10mg (os dois com 30 cápsulas), e daí você vai regulando a dosagem junto com o médico. Comprei uma caixa de 20mg, quantidade necessária pra um mês; o susto já veio ai: o valor médio da caixa de 20mg é R$160,00. Sim, é um tratamento caro, mas confesso que preferia depositar minhas esperanças (e meu dinheiro) numa coisa que fosse eficaz, ao invés de gastar quase o mesmo valor com várias pomadinhas e sabonetes que não estavam ajudando.downloadMinha primeira reação foi nítida e logo percebida: TUDO FICA EXTREMAMENTE SECO. Meu rosto, que era mega oleoso, passou a ficar tão seco a ponto de descascar. Os lábios viviam a base de Bepantol e Carmex, e esse foi o ponto que mais me incomodou. Se eu dormisse uma noite sem Bepantol na boca, não conseguia nem rir no dia seguinte pois os lábios estavam a ponto de rachar. Lembro que sempre que saía pra night ou festinhas, chegava em casa de madrugada LOUCA por Bepantol, pois qualquer agitação destrói a boca. Beijo então, ce vai com calma viu, miga? rs Porque fica meio tenso sim. Durante todo o tratamento, não só no primeiro mês, esse foi o sintoma que eu achei mais punk. De qualquer maneira, criei hábitos, me acostumei e consegui lidar bem com o problema (tanto que até hoje prefiro dormir com Bepantol nos lábios). Meu cabelo, que também era oleoso, se tornou menos: se antes eu lavava os fios todos os dias, durante o tratamento lavava dia sim, dia não, ou a cada dois dias. Resumindo, a solução pra essa secura toda era muita hidratação, tanto no rosto, quanto na pele do corpo (que também sofre!), e principalmente nos lábios. Além disso, beber muita água.

collage1(Na primeira foto, meus lábios muito vermelhos após acordar sem ter usado Bepantol durante a noite; a sensação era péssima. Na segunda foto, sorrindo com bastante hidratante labial aplicado.)

Quanto à acne, senti logo uma melhora; não passei pela tão temida fase de piora. Obviamente não foi tudo logo de uma vez, mas a cada dia percebia que tinha uma espinha a menos no rosto. Já no corpo, o processo foi mais demorado, as espinhas demoraram mais a sumir do colo, dos ombros e das costas.

Ao fim do primeiro mês, fiz o primeiro dos muitos exames de sangue que faria para checar se as taxas que mencionei no post passado estavam boas. Exame feito, tudo ótimo. Sinal verde para continuar o tratamento! Era engraçado, durante todos os meses praticamente não tive alteração alguma, meu médico brincava e dizia que nem parecia que eu tomava Roacutan, pois se duvidar eu estava até mais saudável. Claro que essa foi a maneira do meu corpo de reagir, mas isso varia muito de pessoa pra pessoa. Tive amigos que precisaram interromper o tratamento pois a taxa de triglicerídeos estava muito elevada.

collage2(Fim do primeiro mês: as espinhas do rosto melhoraram absurdamente se comparadas as fotos do início, veja nesse post aqui. De qualquer maneira, ainda não estava 100%, dá pra ver principalmente na foto de perfil.)

O tratamento, no total, levou 8 meses. Como disse, no primeiro mês tomei 20mg por dia. No segundo e terceiro mês, tomava 30mg por dia (tinha que comprar uma caixa de cada dosagem). Nos cinco meses restantes, mantive a dosagem de 40mg por dia, ou seja, comprava duas caixas de 20mg por mês, o que custava mais ou menos R$320,00.

O custo era elevadíssimo, mas eu via cada vez mais resultado. Meu rosto estava ficando super lisinho a cada semana e a pele mais seca (fazendo a maquiagem durar mais rs). Nunca tive a pele tão boa quanto durante o tratamento com o Roacutan. Estava ficando feliz, me sentindo bem com o que via no espelho. Além disso, pode parecer bobeira, mas eu adorava ter esse resultado sem ter que gastar quase meia hora antes de dormir passando todas as pomadas e loções, podia tomar banho e dormir tranquila, só com meu bepantolzinho. Pra uma menina de 16 anos isso era um saco!

Meus exames continuaram ótimos durante o tratamento, mesmo eu tendo feito uma coisa muito errada: acho que porque eu via que não tinha alterações no sangue e nem nenhum efeito colateral nítido, eu bebia bastante álcool nessa época. As festas e sociais estavam bombando e a tequila comendo solta. Sabia que estava correndo um risco (bebida álcoolica é extremamente proibida durante o tratamento!), mas como não via nada acontecendo, de maneira errada, continuei a beber. Não me orgulho isso, poderia ter tido um problema muito grave, por conta de bebedeira de adolescente. O meu corpo aguentou e não sofreu nada, mas como já disse, as reações variam muito pra cada paciente. Se você toma Roacutan, por favor, não arrisque sua saúde dessa maneira.

bebida-alcoolica

O tratamento acabou e eu estava completamente realizada. Minha pele estava divina, de bebê, as espinhas do corpo e do rosto haviam sumido; tudo estava menos oleoso. A boca ressecada, que foi o primeiro e praticamente único efeito colateral a surgir, também foi o primeiro a desaparecer: duas semanas após o último comprimido eu já tava com os lábios normais. Feliz, finalmente, do jeito que eu tava, tinha apenas uma dúvida: o que aconteceria com a minha pele agora que eu já não tomava mais o Roacutan? Será que as espinhas iriam voltar? Será que precisaria passar aqueles mil cremes novamente todos os dias?

collage3(Antes de iniciar o tratamento e logo após o término)

Por hoje é só, no próximo post conto como foi a vida pós-Roacutan (quase entrei em crise de abstinência haha).

Beijinhos e bom fim de semana!

Confira outras postagens

Deixe uma Resposta